Woopra

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

lion, ruled by the sun.

A visita de 1910 despertou temor, bem como curiosidade científica. Temendo que a atmosfera terrestre fosse envenenada pelos gases da cauda do cometa, muitas pessoas compraram máscaras de gás e "pílulas anti-cometa" para evitar asfixia.
A terra passou efetivamente pela cauda do cometa, mas as pessoas não compreenderam que o gás da cauda é extremamente puro. Ele passaria muito bem por um vácuo artificial.
Alguns astrônomos afirmam que a cauda do cometa é o algo mais próximo do nada, sem deixar de ser alguma coisa.
Os cometas são compostos de gelos e gases congelados que cercam um pequeno núcleo de rocha. À medida que o cometa se aproxima do Sol, esses gelos são evaporados pela radiação solar. O cometa cria então uma imensa cabeça luminosa, ou coma, ao redor do núcleo rochoso, uma imensa cauda de gases brilhantes flui desse núcleo.
O cometa de Halley é um cometa de "prazo curto", sendo também minguante. Em sua maior parte, um cometa é formado de gelos e gases, enorme quantidade dos quais é evaporada e perdida para sempre quando ele se aproxima do Sol.


Ele não indica o fim do mundo, e não é preciso nos abastecermos de "pílulas anti-cometa" como fizeram as pessoas em 1910.
Pelo contrário, o retorno do cometa Halley é, em certo sentido, o regresso de um velho amigo muito conhecido e a lembrança estonteante e duradoura beleza e grandiosidade do universo que nos cerca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário